O PETAR

PETAR

PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é um verdadeiro paraíso subterrâneo que fascina aventureiros do mundo todo. O parque é uma área de preservação ambiental localizado no Sul do estado de São Paulo, entre as cidades de Apiaí e Iporanga.

Criado em 1958, o PETAR abrange mais de 35.700 hectares e é conhecido por ser uma das maiores porções de Mata Atlântica preservada do Brasil. Com mais de 350 cavernas espetaculares, cachoeiras e rios cristalinos, comunidades tradicionais e quilombolas e sítios arqueológicos, o PETAR é um tesouro a ser explorado. As cavernas existentes oferecem vários níveis de desafios. Há desde cavernas com enormes rios, com escaladas, mergulhos e rapeis. E à cavernas com estruturas turísticas, como escadas, passarelas e pontes, feitas para facilitar o acesso e permitir que esse rico patrimônio seja explorado por todos.

Suas principais atrações são as cavernas, sendo 12 delas abertas para visitação, divididas em quatro núcleos sendo eles: Núcleo Santana, Núcleo Ouro Grosso, Núcleo Caboclos e o Núcleo Casa de Pedra.

Para explorar essa região incrível, recomenda-se entre 02 dias a 07 dias de passeios!

Núcleo Ouro Grosso

O Núcleo Ouro Grosso está situado ao lado bairro da Serra no município de Iporanga, nesse núcleo situa-se a Caverna Ouro Grosso essa caverna oferece uma experiência desafiadora e emocionante. A entrada é pequena e precisa se rastejar nos primeiros metros. A Caverna é formada por uma sucessão de cachoeiras e poços profundos podem visitar somente até a primeira cachoeira. A Caverna do Alambari de Baixo é rica em formações geológicas e com uma diversa fauna subterrânea, essa caverna oferece uma experiência fascinante. A caverna é formada por um amplo salão na entrada e uma galeria fluvial, com um rio ativo. O passeio segue por este rio até a ressurgência, por uma saída apertada no pé da montanha.  

Todo passeio no Núcleo Ouro Grosso ou nos outros Núcleos do Parque deve ser feito sempre acompanhado por Monitor Ambiental credenciado. Sem ele não é possível visitar as cavernas ou algumas das cachoeiras

Infraestrutura turística: Alojamento para escolas públicas, Auditório, Posto de Controle e Sanitários.

Núcleo Casa de Pedra

O Núcleo Casa de Pedra está localizado no município de Iporanga, nele está a Caverna Casa de Pedra, essa caverna possui o maior pórtico do mundo! Um portal de entrada de 215 metros de altura e está registrado no livro de recordes Guinness Book. É uma abertura impressionante que lembra uma grande casa na montanha. A caverna é formada pelo Rio Maximiniano, que corta a montanha.

Além da caverna o núcleo conta com um mirante com uma vista panorâmica de tirar o fôlego. O mirante é um dos pontos mais deslumbrantes do parque, oferece uma vista majestosa dos vales e montanhas, e está de frente com o pórtico da Caverna Casa de Pedra.  

A trilha até ao portal tem 8 km (ida e volta) é considerada de nível difícil por ter uma subida longa. Após a visita ao pórtico seguimos até ao mirante o percurso tem mais 10 km (ida e volta) e é ainda mais difícil, considerada de nível hard, a trilha foi aberta em 2021 e tem uma parte bem íngreme, que subindo com auxílio de uma corda.

Atualmente a Caverna Casa de Pedra está fechada para visitação em seu interior há muitos anos, devido a um acidente fatal. 

Infra Estrutura Turística: Posto de controle e Estacionamento.

Núcleo Santana

O Núcleo Santana é o principal centro de visitação do PETAR, localizado próximo ao bairro da Serra no município de Iporanga. Esse núcleo atrai a maioria dos turistas por conta do seu fácil acesso aos atrativos. 

Nele estão as magníficas cavernas: Cavernas Santana, Cavernas Morro Preto, Cavernas Couto ,Cavernas Água Suja e Cavernas Cafezal. E incríveis cachoeiras: Cachoeira do Couto, Cachoeira das Andorinhas e Cachoeira Beija-Flor, onde é possível renovar as energias com um belo banho de cachoeira.

Além das cavernas e cachoeiras, o Núcleo Santana oferece vistas panorâmicas de vales e montanhas. Os visitantes também podem relaxar e se refrescar em uma Piscina Natural.

E as trilhas são em meio à Mata Atlântica preservada.

O acesso às cavernas é muito fácil. Sendo a Caverna da Água e Cafezal as mais distantes da base do núcleo, cerca de 40 minutos de caminhada pela Trilha do Rio Betari..

E é também excelente para atividades de Estudo do Meio.

Todo passeio no Núcleo de Santana ou nos outros Núcleos do Parque deve ser feito sempre acompanhado por Monitor Ambiental credenciado. Sem ele não é possível visitar as cavernas ou algumas das cachoeiras.

Infraestrutura Turística: Sanitários; Quiosque dos guias e controle; Portaria; Estacionamento; Centro de Interação Ambiental, com auditórios e sanitários.

Núcleo Caboclos

O Núcleo Caboclos foi o primeiro núcleo de visitação criado e está localizado bem ao centro do PETAR, no Bairro Espírito Santo, divisa entre Apiaí e Iporanga. É  o núcleo com menor infraestrutura, porém ele oferece uma experiência rústica e selvagem. Nele também está uma das cavernas mais lindas do parque, a Caverna Temimina (considerada uma das mais belas do mundo). 

A Caverna Temimina é formada por duas cavernas dispostas em sequência, seu acesso é por uma trilha de 9 km e de dificuldade de nível difícil, de percurso bem íngreme. Nela possui um espeleotema raro chamado de “chuveiro”, formado pela deposição de carbonatos e cálcio nas bordas de um intenso fluxo subterrâneo, criando assim uma espécie de ducha no teto da caverna.

A Caverna Temimina também possui  o Jardim Suspenso, ele é um enorme salão com abertura no teto, formando uma claraboia que permite a entrada de luz e sustenta diversas espécies de plantas, criando verdadeiro jardim ornamentado. Além de tudo isso, há uma grande diversidade de espeleotemas, como estalactites, estalagmites, cortinas e pérolas. 

Infra Estrutura Turística: Posto de Controle, Sanitários e Estacionamento.